» » » Prevenção da Epicondilite Lateral

Prevenção da Epicondilite Lateral

epicondilite-lateralPrevenção da Epicondilite Lateral

A Epicondilite Lateral geralmente acomete pessoas entre 30 e 60 anos e é definida como uma afecção degenerativa que ocorre inicialmente por microlesões na origem da musculatura extensora do antebraço.

Sua apresentação clínica caracteriza-se por dor sobre o epicôndilo lateral, com irradiação para a musculatura extensora e diminuição da força de preensão, afetando as atividades cotidianas. Seu mecanismo de lesão se dá por esforços repetitivos, geralmente laborais ou esportivos.

Existe muita controvérsia na literatura sobre qual o melhor tratamento, qual é o mais efetivo. Sabe-se que o importante é a combinação das terapias.

Após todo controle do processo inflamatório o mais importante é sem sombra de dúvidas o FORTALECIMENTO MUSCULAR E ALONGAMENTO.

Alguns estudos comparativos nos mostram inclusive que a fisioterapia convencional através de fortalecimento muscular se torna mais eficaz que a terapia medicamentosa como podemos ver abaixo.

Fortalecimento Muscular

Newcomer et al. realizaram um estudo comparando um grupo que realizou fisioterapia convencional e o outro que realizou fisioterapia convencional acrescido de injeções de corticoide. Os resultados indicaram que a fisioterapia convencional foi responsável pela melhora da maior parte dos pacientes tanto a curto como a longo prazo. Seu protocolo consistiu de fortalecimento progressivo com exercícios excêntricos e concêntricos e aplicação de gelo no epicôndilo lateral.

Prevenção da Epicondilite Lateral

A palavra de ordem é a prevenção de lesões por vários motivos óbvios. Reduz custo de medicamentos e visitas médicas, reduz afastamento e absenteísmo por parte de atletas e funcionários, já que, a epicondilite lateral gera um grande número de afastamento do esporte e também das atividades diárias.

Portanto deixaremos aqui um vídeo com 8 exercícios que servem tanto para a reabilitação quanto a prevenção da epicondilite lateral.

 

Espero que tenham gostado. Saiba mais sobre o assunto nesse link

 

Artigo Escrito por

Camilo Barbosa Junior Crefito3 150302-F
Fisioterapeuta Esportivo da HWT Sports, Especialista Fisiologia do Exercício, Especialista em Reabilitação Aplicada ao Esporte (Unifesp), Especialista em Pilates, Pós-graduando em Formação Docente no Ensino Superior.

Contatos: Tel:11.96781-1979 (whats), contato@thepilatesfisiofitness.com.br/ blogpilates@thepilatesfisiofitness.com.br  https://www.facebook.com/junior.fisio.39

Deseja realizar seu curso de Pilates Completo, acesse nosso site e saiba mais.

Site: http://www.thepilatesfisiofitness.com.br
Youtube 
https://www.youtube.com/channel/UC_bdG719cfjaSbcLicmsaqA
Facebook 
https://www.facebook.com/FisioFitnessPilates
Instagram 
https://www.instagram.com/thepilatesfisio

Deixe uma resposta