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Pilates na Fascite Plantar

pilates na fascite plantarPilates na Fascite Plantar

Muitos exercícios e tratamentos são propostos para essa patologia e o Pilates na Fascite Plantar pode ser outro aliado, tanto na reabilitação quanto na prevenção dessa lesão.

A fascite plantar  ocorre quando o tecido fibroso (fáscia plantar) ao longo do pé está inflamado, devido a um estresse excessivo dessa região. A fáscia plantar é um tecido conjuntivo que se estende da base do osso calcâneo (calcanhar) por toda planta do pé.

É uma banda fibrosa e firme que sustenta e mantém o arco plantar de pé. A inflamação é causada pelo estiramento excessivo da fáscia plantar.

Geralmente, há dores no pé logo pela manhã, ao dar os primeiros passos. A dor piora pela manhã ao iniciar a marcha e melhora depois. Também pode ocorrer inchaço no local. Muitas são as causas da fascite plantar e é importante ficar atento a elas.

Causas da Fascite Plantar

Frequentemente é causada pela lesão de um esforço repetitivo da fáscia plantar a um mau amortecimento de impacto, sobrecarregando a estrutura. Sabe se que, ela pode ser causada por defeito estrutural, mau alinhamento biomecânico, fraquezas musculares, falta de alongamento e flexibilidade ou o conjunto de todas elas.

Tratamento e Prevenção

O tratamento é baseado em fisioterapia, anti-inflamatórios e mudanças no estilo de vida.

Dentro da Fisioterapia podemos citar vários equipamentos e e técnicas, tais como: Uso do ultrassom para alívio de dor, regeneração e para uso da iontoforese (penetração e absorção acelerada de medicamentos através das ondas de ultrassom), Uso de Laser para regeneração tecidual, técnicas de liberação miofacial, tapping, crochetagem, alongamento, dentre outras.

Para realização de um tratamento em casa podemos utilizar do gelo como analgesia, exercícios de alongamento e fortalecimento de toda musculatura envolvida.

Alongamento Muscular

fascite-plantarAlongamento e relaxamento da fáscia plantar

Sentado, o paciente irá cruzar a perna do pé afetado apoiando na outra perna. Com os dois dedos polegares no centro do pé, irá fazer uma pressão deslizar os dedos em sentidos contrários (um vai em direção ao calcanhar e outro em direção à ponta do pé). Este exercício deve ser realizado diariamente 3 vezes por dia com duração de 30 segundos cada. Lembre-se de manter a postura alinhada.

Fasceite plantarAlongamento e relaxamento (variação)

O paciente pode ficar sentado e deverá colocar a latinha, garrafa ou até uma bolinha de tenis embaixo do pé, na região do meio, e deverá rolar para frente e para trás, massageando a sola do pé.

pode realizar esse exercício diariamente sem restrição de tempo, frequência.

fasciteAlongamento de Panturrilha (Flexores Plantares)

Pode ser realizado com as mãos apoiadas na parede. É colocada a perna boa a frente da perna com o pé acometido e deve-se dobrar o joelho da frente juntamente com o tronco de maneira que a perna de trás fique esticada, assim alongando toda região posterior da perna. Este exercício também deve ser realizado diariamente, 3 vezes por dia, cerca de 30 segundos cada.

pilates na fascite plantarAlongamento de Panturrilha (Sóleo)

Igualmente ao exercício anterior, porém, a perna a ser alongada deve-se manter uma pequena flexão de joelho, alongando apenas o músculo sóleo.

pilates fascite plantarAlongamento de Panturrilha (variação)

sentado ou deitado, coloque uma toalha envolto ao pé que se deseja alongar e puxe a toalha e relaxe as musculaturas posteriores da panturrilha, sustente de 20 a 30 segundos. Podendo realizar 3 x ao dia, cerca de 10 repetições seguidas cada vez.

Fortalecimento Muscular

Fascite-plantarFortalecimento da Musculatura Profunda do Pé

Para fortalecer a musculatura do pé, neste exercício o paciente irá precisar de apenas uma toalha. Na posição sentada, com o pé apoiado em cima da toalha, o paciente irá realizar movimento com os dedos dos pés de maneira que consiga puxar toda a parte da toalha que está a frente do seu pé. Lembre-se de manter o calcanhar sempre apoiado. Este exercício pode ser realizado diariamente, cerca de 10 a 15 vezes por dia.

fascite plantar

 

Outro exercício para fortalecer os músculos profundos dos pés pode ser realizado com bolinhas de gude. O paciente (sentado) irá pegar as bolinhas com os dedos dos pés, e colocá-las em um pote ao lado, sem deixar as bolinhas cair. O exercício pode ser realizado diariamente (10-20 bolinhas por dia).

 Tendon-stretchPilates na Fascite Plantar

Os exercícios devem ser realizados respeitando o limite e limiar doloroso de cada paciente/atleta. Deve-se realizar exercícios de fortalecimento e alongamento. Uma boa dica são as Séries de Footwork: V Position, Heels, Arches, Running e outros exercícios como, Tendon Strech, Monkey, Stomach Massage, Bridge, Going Up, dentre outros exercícios.

Lembrando que, isso não isenta o paciente, atleta de procurar um profissional Fisioterapeuta para traçar o melhor tratamento para o indivíduo, lembrando que cada caso pode reagir de formas diferentes frente ao exercício, a terapia aplicada.

Espero ter ajudado e nos vemos no próximo artigo…

Bibliografia

GreinerTM. The jargon of pedal movements. Foot Ankle Int.2007 Jan;28(1):109-25.

ANDROSONI, R.; NETTO, A. A.; MACEDO, R. R.; FASOLIN, R. P.; BONI, G.; MOREIRA, R. F. G. Tratamento da Fasciíte Plantar Crônica pela Terapia de Ondas de Choque: Avaliação Morfológica Ultrassonográfica e Funcional. Revista Brasileira de Ortopedia, v. 48, n. 6, 2013.

PONTIN, J. C. B.; COSTA, T. R.; CHAMLIAN, T. R. Tratamento Fisioterapêutico da Fasciíte Plantar. Acta Fisiátrica, v. 21, n. 3, 2014.

Artigo Escrito por

Camilo Barbosa Junior Crefito3 150302-F
Fisioterapeuta Esportivo da HWT Sports, Especialista Fisiologia do Exercício, Especialista em Reabilitação Aplicada ao Esporte (Unifesp), Especialista em Pilates, Pós-graduando em Formação Docente no Ensino Superior.

Contatos: Tel:11.96781-1979 (whats), contato@thepilatesfisiofitness.com.br/ blogpilates@thepilatesfisiofitness.com.br  https://www.facebook.com/junior.fisio.39

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